Berçário Maior C
Professoras Dilma, Juliana e Veanes
A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE VISUAL
Todas as crianças manifestam uma curiosidade própria de quem está desvendando o mundo. Não se pode dizer que essa curiosidade seja natural, tampouco se pode afirmar que a criatividade seja um dom inato. A manutenção da curiosidade e o desenvolvimento da criatividade são conseqüências de um ambiente mais interativo, problematizador, diversificado e aberto às explorações infantis.
BERÇÁRIO 2 – As crianças podem não apenas observar, mas também começar a explorar algumas das manifestações do campo visual. No contato com um ambiente visual voltado ao desenvolvimento de sua criatividade, as crianças podem reconhecer sua marca gráfica entre as produções de outras crianças e apontar sua produção entre as expostas na sala ou na roda de observação das produções do grupo.
Orientações Curriculares - Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas - Educação Infantil ( página 116)
Sequência de Desenho
|
Desenho no chão com giz de lousa |
|
Desenho com giz de cera na folha de papel afixada na parede |
|
Desenho com carvão na cartolina |
|
Desenho com canetinha |
Sequência de pintura
|
Pintura com as mãos no papel alumínio (guache) |
|
Pintura com as mãos no plástico incolor com guache
|
|
Pintura com pincel chato e guache |
Adoramos as experiências artísticas que as crianças participaram, elas se expressaram usando uma grande variedade de materiais e realmente suas produções foram respeitadas. Parabéns a todos!!
ResponderExcluir